terça-feira, 13 de dezembro de 2011

roteiros

Pieces
Outro Encontro
(Banco de praça. Folhas secas sobre o palco. Iluminação focando o garoto).
Garoto: (Garoto com caderno, desenhando por um tempo).
(Iluminação: a luz se estende por todo o palco).
Menina: (Vestida de preto. Entra em cena). Oi.
Garoto: (Surpreso). Hey, é você! Achei que não viesse mais!
Menina: Ora, bobinho... Você sabe que eu nunca me atraso...
Garoto: (Olha para a garota e sorri. Depois abaixa a cabeça).
Menina: ... que foi, não esta feliz em me ver ?
Garoto: Você sabe que sim.
Menina: E ai? Vai me convidar pra sentar?
Garoto: E precisa?
Menina: (Sentando). Então, o que anda acontecendo por aqui?
Garoto: (Desanimado). Ah.... Você sabe...O mesmo de sempre ...A mesma rotinas , os mesmos dias
Menina: (Descontraída). Ah, você e seus sonhos!
Garoto: (Risada irônica). Haha ... você também sempre teve os seus!
Menina: (Ri desconcertada). Ok , ok ... Você esta certo .... (Inspira lentamente). Nossa eu adoro essa época do ano
Garoto: (Cabisbaixo). É ... eu sei.
Menina: (Se volta para o menino e aponta para uma direção). Foi logo ali, não? O lugar onde você me desenhou.
Garoto: (Ainda cabisbaixo tentando se concentrar em um novo desenho). Sim...
Menina: Adoro aquele desenho... (Suspira). Queria ter levado com...
Garoto: (Dizendo bruscamente interrompendo a fala da garota). Sinto tanto a sua falta! (Abaixa a cabeça e começa a chorar).
Menina: (Envergonhada vira o rosto para o lado oposto do garoto). Sabe... eu também sinto sua falta, mas... ta difícil ficar vindo aqui. (O Garoto entristece mais). Não fica triste. (Pausa. Ela também se entristece). Espero que entenda....
Garoto: (Se recompondo). Eu entendo, mas isso não quer dizer que eu goste. (Pausa. A Menina entristece mais). Desculpa. É que é difícil não ter você por aqui.
Menina: (Sorrindo, tentando alegrar o Garoto). Eu sei. Ainda virei, mas você precisa seguir em frente... só não se esquece de mim, ta?
Garoto (Pega na mão da menina e abaixa a cabeça).
(Iluminação: Foca novamente no garoto).
Menina: (Sai de cena).
(Iluminação: Geral, revelando o Garoto sozinho).
(Fim da cena).
MEIO CHEIO, MEIO VAZIO
(Duas amigas sentadas na calçada com uma garrafa de refrigerante 2 L. Cada uma bebe sua parte em um copo).
Amiga 1: (Satisfeita). Hum... Um refri gelado num calor desses é rox!
Amiga 2: (Desanimada, toma um gole do refrigerante). É ...
Amiga 1: Bom, então um brinde a liberdade, ao refri que tomamos e... ao Tiago!
Amiga 2: Por que temos que brindar a isso? Por que sempre tem de haver um brinde?
Amiga 1: Ah... Pra dar um sentindo a isso. Alias, nos sempre brindamos e... ta... e por que você não propõe um brinde então?
Amiga 2: (Séria). Por que não brindamos ao fracasso da humanidade?
Amiga 1: Hahah! Bem a sua cara mesmo!
(Elas brindam).
Amiga 2: (Toma um gole). ...e aquela do copo meio cheio?
Amiga 1: (Surpresa). Qual?
Amiga 2: Aquela historia... o copo ta meio cheio ou meio vazio?
Amiga 1: Bom... é... eu acho que é uma questão de interpretação.
Amiga 2: Pra mim, é uma questão de sintaxe.
Amiga 1: Sintaxe?
Amiga 2: Bom, teoricamente são a mesma coisa. O significado é o mesmo!
Amiga 1: Mas o lance não é sintático. Pensa desse jeito: o meu costuma estar sempre cheio!
Amiga 2: (Fica em silencio por um tempo, toma um gole). O meu ta sempre vazio...
Amiga 1 : (Para, olha para a amiga e a abraça).
(Fim de cena).
REASON
(Cenário vazio).
Garoto: (Entra no palco e começa a agir como se estivesse a procura de alguém, vai ate o centro do palco e fixa o olhar no publico).
Garota: (Entra do lado oposto do palco e se direciona ao centro).
Garoto: (Se alegra com a presença da garota e a abraça).
Garota: (Não corresponde ao abraço e olha para o lado com a cabeça baixa).
Garoto: (Para de abraçá-la e se afasta por um tempo. Em seguida começa a tentar pegar em sua mão).
Garota: (Nega a mão do garoto).
Garoto: (Garoto age com se não estivesse entendendo nada e começa a ficar agitado, se afastando).
Garota: (Se afasta e se dirige a uma extremidade do palco).
Garoto: (Vai até ela e a puxa pelo braço).
Garota : (Se desvencilha e nega com a cabeça). Não da mais!
Garoto: (A larga com extrema tristeza).
Garota: (Se acalma, da um beijo no rosto do garoto e se despede).
Garoto: (Se lamenta e permanece no placo ate a luz se apagar).
(Fim de cena).
Dream sequence 1
Palco vazio
Luz branca
Obs: a garota ira usar um fita vermelha
Garoto : (esta deitado no palco dormindo )
A luz então se torna vermelha
Garoto: ( desperta como se tivesse um pesadelo e começa a se levantar . ele anda pelo palco e começa a ouvir vozes . sai do palco pela lateral )
Neste momento as vozes continuam e a luz se torna amarela
Garota: ( entra no palco e inicia uma dança)
Garoto :( surgi rapidamente pela lateral do palco e se posiciona no centro , sempre olhando a dança da garota )
Garota : ( envolve a garoto em sua dança que assiste a tudo perplexo )
Garoto : ( observa tudo e tenta tocá-la. )
Ao tentar a luz se apaga rapidamente
Garota : ( encontra- se agora um pouco mais distante )
Neste momento 3 atores entram em cena, todos vestidos de pretos e usando uma mascara branca e fita vermelha . eles iram se espalhar pelo palco e vão acompanhar a garota na dança
A luz passa a ser azul
Garoto: ( permanece atônito no centro do palco olhando tudo com curiosidade )
Garota : ( o puxa para dança e o envolve em um abraço )
Garoto : ( a acompanha todo desajeitado )
Garota : ( o envolve ao seus braços e puxa o seu rosto para perto )
Garoto :( se aproxima e coloca as Mãos no rosto da menina )
Os três personagens passam se posicionam no canto do palco e passam a apontar para os dois que estão ao centro
A luz se apaga
luz branca
garoto ; (se encontra deitado como no começo da peça sozinho. Acorda como e m uma pesadelo de novo , e ao levar sua Mao no rosto percebe que esta com uma fita na Mao )
fim de cena
obs : a musica fica a sua sugestao
Narcoléptica e insone
CENA 1
(Palco vazio. Música de balada ao fundo. Em cena: um casal e um garoto).
Garoto: (Falando no celular). Alô? Alô? Oie, tudo bem? Liga pra mim depois. Estamos te esperando aqui.
Garoto Casal: E ai, cara? Conseguiu falar com ela?
Garoto: Não.
Garota Casal: Ah! Vai ver ela se esqueceu.
Garoto Casal: É! Ou ficou presa no transito...
Garota Casal: Ou esteja trabalhando...
Garoto: Não, não. Eu a avisei hoje de manha sobre a festa, e não tem trânsito para vir pra cá. Além disso, hoje ela ta de folga. (Garoto se senta na beira do palco e leva a mão à cabeça).
Garoto Casal: (Vai ao lado do amigo, senta-se e o abraça). Cara, vai ver aconteceu alguma coisa e ela não pode vir.
Garota Casal: Pois é, nunca se sabe o que pode acontecer.
Garoto: (Olha para os dois). É. Talvez vocês estejam certos. Pode ter acontecido alguma coisa. (Se levanta). Já sei: vou passar na casa dela e ver o que pode ter acontecido!
Garoto Casal: (Se levanta também). Boa idéia cara! Vai lá! A gente te espera aqui.
Garota Casal: (Abraça seu namorado). É, vai lá!
Garoto: É... É o que vou fazer. (Se direciona para saída lateral do palco).
(A luz se apaga. Fim da CENA 1).
CENA 2
(Cenário: uma mesa e uma cadeira. Iluminação: Azulada).
Garota: (Está sentada debruçada sobre o braço).
Garoto: (Bate na porta).
Garota: (Se levanta e atende).
Garoto: (Entra e a abraça). Oi. Nossa achei que tivesse acontecido alguma coisa. Tava preocupado... (Breve pausa). Vamos o pessoal ta esperando.
Garota: (Se afasta). Eu... eu não vou.
Garoto: (Preocupado). Que foi? Você está bem? Aconteceu alguma coisa?
Garota: (Desanimada). Não... eu to legal...
Garoto: (A abraça e suspira). Que bom! Quase achei que a tivesse perdido...
Garota: Mas você nunca me teve...
Garoto: (Se afasta assustado).
Garota: (Pega nas mãos do garoto, confusa). Olha, isso não era pra ser assim... desculpe... eu... eu não agüento mais... eu só preciso... não da para... eu só queria... agente precisa... eu preciso... de um lugar... preciso ficar só... me desculpe.
Garoto: (Atordoado. Se apóia na cadeira e senta).
Garota: (Se direciona a saída do fundo do palco olha para trás e sai).
Garoto: (Fica olhando atônito para a platéia enquanto a luz diminui).
(Fim da CENA 2. Fim de Narcoléptica e insone).
Un attimo
Cenario : uma cadeira
Luz amarelada
Esta cena apresenta dois personagens : um garoto de pe e uma garota sentada olhando para lados opostos
Garoto: ( encontra-se de pé olhando impacientemente para a garota. Ele esta segurando um casaco em uma de suas mãos e uma chave na outra )
Garota : ( esta sentada na cadeira olhando para o lado oposto emburada)
Garoto : é isso ....você...quer que eu vá embora?
Garota: ( vira-se para o garoto mas sem o olhar ) voce que sabe ...tanto faz... ( abraça os joelhos e olha para o lado)
Garoto : ( olha para cena e se retira do palco)
Obs : fica a sugestão de se ter a musica –trouble-coldplay como musica de fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário